Exames

REMOÇÃO DE CERÚMEN BILATERAL

O cerúmen também conhecido como cera do ouvido, é uma substância produzida pelas glândulas dos ouvidos, que tem como função proteger o canal auditivo externo de danos provocados pela água, traumas, corpos estranhos, infecções, etc. O acúmulo do cerume geralmente é assintomático, porém, pode causar sintomas como dificuldade de audição, coceira, ouvido entupido e desconforto. A remoção de cerúmen bilateral é umprocedimento permite remover o excesso de cerúmen, como também pode ser usado para retirar qualquer tipo de sujeira que tenha se acumulado no canal auditivo ao longo do tempo.

VIDEONASOFIBROSCOPIA

 É um exame endoscópico realizado em consultório que serve para o otorrinolaringologista visualizar eavaliar desde a cavidade nasal (estrutura de dentro do nariz) até a laringe.  Esse procedimento é destinado a captar alterações como, desvio do septo nasal, hipertrofia de adenoide, sinusite, tumores nasais, dentre outros. Auxilia também ao profissional a estabelecer um correto diagnóstico e tratamento de doenças das vias aéreas superiores, como roncos, apneia do sono, rinites, sinusites, distúrbios do olfato e paladar, sangramentos nasais, corpos estranhos nas vias aéreas superiores, dentre outros.

VIDEOLARINGOSCOPIA

Também conhecida como endoscopia nasal, é um exame realizado em consultório, proporciona ao otorrinolaringologista visualizar a base da língua, a laringe e a faringe do paciente. Esse tipo de exame auxilia no diagnóstico de rouquidão, alterações na voz, pigarro, corpos estranhos (como espinha de peixe).

Preparo do Paciente para realização do exame:

Pensando em diminuir ou evitar desconforto para o paciente deve-se evitar ingerir alimentos 2 horas antes do exame.

TESTE DA LINGUINHA

Exame que deve ser feito entre o 3 e 30 dias do bebê e avalia o tamanho do frênulo ou freio lingual, estrutura que liga a parte inferior da língua à boca. Enquanto o bebê está mamando, o fonoaudiólogo faz a avaliação para identificar a existência de “língua presa”. Esse problema não prejudica apenas a fala, mas também limita os movimentos da língua durante a sucção, o que pode levar ao desmame precoce, a dificuldade em ganhar peso, a machucar o mamilo materno e mais tardiamente dificuldade na deglutição de alimentos pastosos e sólidos e com a fala.

VECTOELETRONISTASMOGRAFIA

Exame realizado através de testes e estímulos que serve para avaliar a função e as estruturas do sistema envolvido na manutenção do equilíbrio corporal. Esse exame auxilia na identificação das doenças do labirinto, popularmente conhecidas como “labirintites”.

Preparo do Paciente para realização do exame:

Suspender por 48 horas:Chá Preto, café, chocolate, cigarro, bebida alcoólica, energético (arrebite, redbull, guaraná em pó), refrigerante, medicações analgésicas, (remédio para dor), antivertiginoso (remédio para tontura), tranquilizantes, antidepressivos, anticonvulsivantes, AAS e similates (somalgin, cardio).

Não é necessário suspender medicações para diabetes, Hipertensão Arterial, Colesterol Alto, Hormonal ou para problemas gástricos.

 No dia do exame:Não utilizar creme facial, protetor solar, maquiagem, lente de contato. Realizar alimentação leve até duas horas antes da realização do exame.

Caso tenha realizado audiometria, trazer no dia do procedimento.

Se possível trazer acompanhante.

PESQUISA AUDITIVA DE TRONCO ENCEFALICO PEATE/BERA

É um exame não invasivo que avalia a atividade do sistema auditivo até o tronco encefálico, em resposta a um estímulo acústica, verificando a presença ou não de perda auditiva. Pode ser realizado em adultos, porém, é mais frequente a realização em crianças e bebês, principalmente quando existe a condições genéticas de perda auditiva ou quando o resultado do teste da orelhinha apresentou alguma alteração.

Preparo do Paciente para realização do exame:

No caso das crianças, o exame é realizado durante o sono para que não haja incômodos ou interrupções.

EMISSÕES OTOACUSTICAS (TESTE DA ORELHINHA)

Também conhecida como triagem neonatal auditiva, essa é a primeira avaliação auditiva que deve ser feita por todos os bebês. É um exame simples, rápido e indolor que serve para avaliar a audição e detectar precocemente algum grau de surdez no bebê.

Preparo do Paciente para realização do exame:

Não precisa de nenhuma preparação específica

IMITANCIOMETRIA

É um exame rápido e indolor utilizado para identificar comprometimento da mobilidade timpânica, se existe secreções na tuba auditiva, tendo papel importante, por exemplo, no diagnóstico de perda auditiva e otites crônicas.

Preparo do Paciente para realização do exame:

Repouso auditivo, evitar exposição a sons muitos altos, de pelo menos duas horas. Caso utilize aparelhos auditivos, não utilizar no dia do procedimento.

AUDIOMETRIA

É o exame que tem como objetivo avaliar a capacidade do indivíduo de ouvir sons, detectando possíveis alterações auditivas. Para a realização do exame o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica, livre de ruídos externos, e o profissional através de estímulos sonoros avalia a capacidade auditiva do paciente. Esse exame permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas e/ou os tratamentos mais adequados para cada caso de perda auditiva.

Preparo do Paciente para realização do exame:

Repouso auditivo, evitar exposição a sons muitos altos, por pelo menos duas horas antes do exame. Caso utilize aparelhos auditivos, não utilizar no dia do procedimento.

REABILITAÇÃO VESTIBULAR

Muito utilizada nos tratamentos de labirintite, éuma técnica de tratamento não invasiva, baseada em exercícios realizados pelo fonoaudiólogo que tem como objetivo restaurar as funções ligadas ao equilíbrio e postura.